Como ser um professor Universitário?

October 25, 2017


A Profissão de Professor Universitário é complexa, pois exige formação direcionada para os conteúdos a serem ministrados. O pretendente terá que concluir uma Graduação, no minimo uma Pós-Graduação e um mestrado e doutorado. 

 

Deseja seguir na carreira acadêmica? apenas a graduação não é suficiente, sendo necessária etapas de p'os-graduação, direcionados para sua carreira a um cargo de professor, nas modalidades lato e strictu sensu.


A modalidade Lato Sensu, cujas denominações podem ser especializações ou MBAs, exige do mesmo, uma formação mais técnica focada na atuação prática e aplicação no mercado. Algumas opções de cursos oferecem noções de licenciatura e conteúdos pedagógicos, o que possibilita que, em alguns casos, o egresso tenha chances de ministrar aulas e encontros de conteúdos, visando a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

No entanto, em linhas gerais, são os cursos Stricto Sensu, que resultam no Mestrado, os que geralmente se adequam às exigências das vagas para professor na academia. Essa formação permite, ainda, uma evolução para o Doutorado e demais títulos.

Levantamentos recentes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações indicam que o número de mestres e doutores no país quintuplicou entre 1996 e 2016. Em boa porção das instituições (especialmente as estaduais e federais), o doutorado é uma exigência para a efetivação na carreira docente.
 

O MEC informa sobre a formação docente nos seguintes aspectos: A preparação para o exercício do magistério superior se fará em nível de pós-graduação, prioritariamente em programa de mestrado e doutorado, conforme o artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Portanto, cabe à instituição, desde que atendido o ato normativo acima citado, definir a qualificação de seus docentes.

 

Ressalte-se que o corpo docente é dimensão avaliada na renovação do ato autorizativo do curso, incluindo a adequação entre formação e disciplina assumida.O regime de trabalho e a qualificação docente, tanto para instituições públicas como privadas, interferem diretamente nos conceitos obtidos pela instituição nos procedimentos avaliativos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

 

O exercício do magistério na educação básica se dará a partir de uma formação em curso de licenciatura, de graduação plena, tal qual o disposto pelo artigo 62 da Lei nº 9.394/96. Entretanto, bacharéis poderão, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 2/1997, obter a permissão necessária a ministrar aulas por meio do Programa de Formação Docente.Atenção: Não se utilizam, nos dias atuais, as carteirinhas de professor anteriormente implementadas pelo Ministério da Educação.

 

A Faculdade Evolutivo tem no seu quadro de curso a Formação de Docentes do Ensino Superior que oportuniza certificação para o exercício da docência.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como empreender num mundo onde a tecnologia avança mais rápido que você?

October 9, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 2, 2018

December 19, 2017

July 10, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags: Educação. Instituição de Ensino Superior, IES, Tecnologia, Sucesso Profissional, Coaching, Mercado Profissional, Negócios e Empreendedores.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square