Buscar
  • By Profa. Dra. Terezinha Chaves

Qual a Diferença entre Curso Livre e Curso de Extensão Universitária?


A diferença é basicamente o objetivo do curso e a instituição que o oferece. Certificado de qualidade somente em Instituição Credenciada pelo MEC. A Faculdade Evolutivo está Credenciada pelo MEC Portaria MEC 1.773 publicada em 17/12/1999.

Os cursos livres possuem uma visão mais voltada ao mercado de trabalho e a certificação é emitida por uma pessoa física ou empresa de treinamento, sem vínculo com instituição de ensino superior. Os Cursos de Extensão Universitária e aceito em concursos e emprego/trabalho, portanto, o certificado de Extensão Universitária é mais qualificado, de maior valor na prova de títulos, porque certifica conhecimentos de mercado profissional, da sociedade, acadêmico e científico, articulando ensino, pesquisa e bases legais definidas em Diretrizes curriculares definidas a partir de um colegiado de professores.

Já nos cursos de extensão a visão é mais profissional de mercado-sociedade-acadêmicos e a certificação é emitida por uma faculdade. Ou seja, os cursos de extensão possuem vínculo com instituição de nível superior.

Vou dar 2 exemplos clássicos de editais de concurso para você entender melhor:

1º edital – necessário curso na área com pelo menos 120 horas de carga horária.

2º edital – necessário curso na área com pelo menos 120 horas de carga horária, com certificação emitida por uma instituição credenciada.

No primeiro edital, não há nenhuma exigência a respeito da instituição que oferece o curso, portanto você poderá apresentar uma certificação de curso livre que essa terá de ser aceita, pois cumpre o que pede no edital. Informamos que esta condição é mais rara. A preferência será pelos cursos de extensão universitária.

No segundo edital existe uma ressalva a respeito da instituição que emite o certificado. Essa instituição deve ser credenciada, porém, o edital não especifica onde a instituição deve ser credenciada. Nesse caso devemos usar nossa bola de cristal! Existem vários órgãos diferentes no Brasil que credenciam todo tipo de coisa, mas no que tange Educação, o órgão máximo é o Ministério da Educação (MEC), sem dúvidas, por isso, se você quiser se prevenir, para esse tipo de edital o melhor é fazer o curso em uma instituição credenciada ao MEC, ou seja, uma faculdade. Mas faculdade oferece curso de 120 horas? Sim, procure por um curso de extensão universitária.

Dúvidas? Procure informação detalhada enviando um whatsApp para (085) 9 8768-6905 (orientação conforme legislação MEC)


24 visualizações